quarta-feira, 2 de abril de 2014

Olá Galera Quanto tempo !
Hoje irei utilizar um post da Marina Vianna que foi muito interessante.

Educação a Distância e Ensino a Distância, tem diferença?

Oi pessoal,

Inicialmente gostaria de justificar minha longa ausência e falta de posts há um tempo.
No momento estou cursando 02 especializações, uma na Unifei e outra no Senac, trabalho como designer instrucional todos os dias o dia todo, estou fazendo um curso de formação de tutores pela UnB, um curso de português sobre nova regra ortográfica, dois cursos de atualização em EaD, tenho família, namorado, 02 cachorrinhas e uma gatinha rs. Ufa! Então, esses são os motivos da falta de posts rs.

Me sinto um pouco mal por não escrever mais aqui, pois tenho aprendido tanta coisa legal e não estou conseguindo compartilhar com vocês.

Algo interessante que escolhi para retomar minha vida nesse blog é sobre a diferença entre Educação a Distância e Ensino a Distância, fiquei pasma ao ver na Wikipedia que lá estva definido como sendo a mesma coisa, mas eu editei e retirei a parte de Ensino a Distância.


Estou utilizando como ideia base a maneira como o professor Eduardo Chaves define, achei que isso foi feito de uma maneira clara.

A Educação a Distância é uma modalidade da Educação e dentro desta há, digamos, modelos que você pode optar para atender as suas necessidades, onde os mais utilizados são o Ensino a Distância e a Educação Colaborativa a Distância.

No Ensino a Distância prioriza-se o conteúdo, não há muito foco em interações, nessa estrutura, quando há outro recurso além dos textos, vídeos ou áudios, são questões de respostas objetivas, que não visam estimular debates.

Na Educação Colaborativa a Distância ocorre o contrário, as interações entre os envolvidos no curso são vitais para um melhor aproveitamento do curso, são valorizadas as experiências que os alunos tem sobre o tema do curso e as interações que acontecem.

Entenderam a diferença entre Educação a Distância e Ensino a Distância?
Fiz a imagem abaixo para tentar ilustrar melhor todas essas subdivisões (não reparem na minha grande "habilidade" no Fireworks):

Enfim, não existe o EaD, o correto é a EaD, pois a sigla remete a Educação a Distância.

Para finalizar, vocês sabiam que há algumas convenções que definem diferença entre as siglas EAD e EaD?

EaD significa Educação a Distância.
EAD significa Educação Aberta a Distância.

O que acham disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário